Proposta Psicopedagógica

Proposta Psicopedagógica

O trabalho realizado pela psicologia educacional na Creche e Escola Bambalalão abrange os seguintes aspectos fundamentais:

A compreensão do papel do professor na relação com os alunos como fator importante para a eficiência do trabalho pedagógico; e na realização do seu próprio trabalho enquanto instrutor, orientador e participante das atividades de seus alunos.

A compreensão do processo ensino-aprendizagem, possibilitando o conhecimento dos principais fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem.

Utilizamos os princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem.

Aqui, o aluno é o centro do processo ensino-aprendizagem, onde ele tem a liberdade de se expressar.

O professor é o facilitador da aprendizagem, incentivando e criando meios para o aluno se desenvolver.

A aprendizagem é “vista” como um processo, acontecendo através da interação do aluno com o meio ambiente e da interação social o conhecimento é construído de dentro para fora, sempre respeitando o universo cultural de cada aluno.

O nosso objetivo é formar cidadãos críticos, integrados na sociedade e preparados para a vida.

Atendimento do Serviço Psicopedagógico

O psicólogo/psicopedagogo na Creche e Escola Bambalalão e Centro Educacional Perfil atua de forma dinâmica e preventiva, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo educativo: alunos, professores, familiares, equipe técnico-pedagogica e funcionários, e está integrada em todo o currículo escolar.

O psicólogo/psicopedagogo percebe o aluno como um ser global e o ajuda a tomar consciência de seus valores, habilidades e possíveis dificuldades para que possa desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e vocacional.

Com este objetivo, o Serviço de Psicologia/Psicopedagogia abre espaços de discussão sobre temas éticos e morais, a fim de que o aluno reflita e discuta sobre os valores da sociedade para, nas situações de conflito, estar capacitado a agir com segurança e de forma autônoma.

O atendimento aos alunos será feito sistematicamente através de:

• observação das turmas ou de um aluno em especial, de acordo com solicitação do professor ou caso seja identificada sua necessidade pelo Serviço de Psicologia/Psicopedagogia;
• um trabalho preventivo em relação a situações de dificuldade, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do aluno, da turma e da relação professor/aluno – professor/turma;
• encontros individuais ou em grupo, para analise e reflexão sobre problemas encontrados em situações de sala de aula, recreio, relacionamento com colegas, com professores e demais funcionários da escola;
• acompanhamento e assistência aos alunos que apresentarem dificuldades sócio-afetivas ou no percurso da aprendizagem, a partir de observações, relatórios e conversas com os professores.

O atendimento às famílias é feito sistematicamente através de:

• reunião com os pais e com os professores;
• encontro com os pais para refletir sobre o desenvolvimento de seus filhos na escola e fornecer observações sobre a aprendizagem e integração social do aluno, averiguando as variáveis que possam estar interferindo no comportamento e/ou no processo de construção do conhecimento, com a finalidade de se estudar e planejar diretrizes comuns a serem adotadas;
• entrevistas individuais solicitadas pela escola ou pela própria família para troca de informações a respeito da vida escolar dos alunos e para encaminhamento a especialistas fora da escola, quando se fizer necessário (psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, etc.);
• palestras com profissionais capacitados para discutir assuntos com o grupo de pais, a fim de contribuir com o desenvolvimento das famílias principalmente nas questões relacionadas a pais/filhos/escola.

A Creche e Escola Bambalalão e Centro Educacional Perfil dispõe do serviço de Psicologia/Psicopedagogia e oferece atendimento:
3ª feiras (15h às 19hs) e 5ª feiras (8hs às 12hs).
Psicóloga e Psicopedagoga- Angela Santiago da Rocha