Atividades Curriculares

Atividades Curriculares

• Inglês (do Maternal I à Pré-Escola II);
• Artes Cênicas (do Maternal II à Pré-Escola II);
• Educação Física (do Maternal II à Pré-Escola II);
• Psicomotricidade (do Berçário I ao Maternal I);
• Projeto Prolibamba (do Maternal I à Pré-Escola II);
• Literatura Infantil (do Maternal I à Pré-Escola II);
• Musicalização Infantil (do Berçário I à Pré-Escola II);
• Expressão Corporal (do Berçário I à Pré-Escola II);
• Informática Educacional (do Maternal II à Pré-Escola II).

As atividades de Artes Cênicas, Educação Física, Psicomotricidade, Projeto Prolibamba, Literatura Infantil, Musicalização Infantil, Informática Educacional e Projeto de Língua Inglesa (3 dias na semana), são oferecidas e já estão inclusas na mensalidade. As demais atividades como: Capoeira, Dança, Judô e Natação são opcionais e ficam a critério dos pais.

Psicomotricidade – Berçário I ao Maternal I

O trabalho de psicomotricidade tem como objetivo o desenvolvimento através do movimento consiste em desenvolver integralmente a criança nos seus aspectos afetivos, cognitivos e motores.
A criança na creche e na Educação Infantil precisa ser estimulada, pois as heranças genéticas não dão conta de todos os conhecimentos necessários. Ela precisa ter sensação, percepção, cognição.
A criança se comunica através de gestos, dos movimentos, pois é a sua primeira linguagem. Para elas, a ação corporal predomina sobre a ação mental. Ela quer brincar e através da brincadeira ela aprende a conhecer a si própria, as relações entre as pessoas e com o mundo que as cercam.
A psicomotricidade transmite conteúdo através da atividade corporal. O importante é que a criança tenha a oportunidade de rastejar, rolar, quadrupedar, andar, marchar, correr, trazer, abrir, fechar, distinguir cores e formas, lançar, pegar, possibilitando inúmeras experiências vivenciadas com próprio corpo e que envolva o outro, para viver em grupo, resultando uma integração motora, intelectual, afetiva e social, proporcionando a auto-confiança e autonomia.
Todos esses movimentos de manipulação, locomoção e estabilização, e a criança com uma educação ou reeducação psicomotora tem como resultado um desenvolvimento psicomotor normal e consequentemente um processo de aprendizagem escolar satisfatório.
Todo esse aprendizado é feito com ludicidade e motivação, onde as crianças participam ativamente das aulas com muita alegria.

Professora Vanessa Mª Weyll Adnet
Psicomotricidade
Profª Educação Física
CREF- 012677-G/RJ

Educação Física – Infantil

A Educação Física Bambalalão visa o conhecimento pleno das crianças com seu corpo, e como o mesmo atua no ambiente a sua volta, explorando várias possibilidades de movimentos e posições.
“Os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginástica estão presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas, seja como prática nos momentos de lazer, seja como possibilidade para a atuação profissional ou de apreciação na mídia. Na nossa escola, o ensino da Educação Física pode e deve incluir a vivência dessas modalidades como conteúdos, ampliando as possibilidades de os alunos compreenderem, participarem e transformarem a realidade”.