Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CRECHE E ESCOLA BAMBALALÃO

Visamos contribuir para a formação integral de nossos alunos e para o desenvolvimento das suas plenas capacidades (motoras, afetivas, sociais e cognitivas), como também para a formação de cidadãos participativos, conscientes e atuantes na sociedade.

Temos como Proposta Pedagógica a abordagem sócio-interacionista da aprendizagem, objetivando ampliar as capacidades dos alunos, desenvolvendo a autonomia, a compreensão da realidade, incentivando a participação e a co-responsabilidade na vida social.

Desta forma, oferecemos aos nossos alunos a possibilidade de uma aprendizagem dinâmica, global e significativa, norteando nossa ação educativa tendo por base a própria realidade do educando, partindo do princípio de que através de estímulos e desafios ele é capaz de agir sobre o meio, compreendendo a ação realizada e construindo, assim, seu próprio conhecimento.

O professor neste processo media e problematiza as hipóteses de seus alunos, num processo dialógico, que leva a um aprendizado significativo.

Para que nossa proposta seja bem trabalhada por nossos profissionais, contamos com: uma equipe de professores, reuniões de estudos com a Coordenadora Pedagógica, Psicóloga, e especialistas da Creche Escola e também cursos de capacitação, palestras, seminários.

Todo o trabalho pedagógico está relacionado ao contexto vivido pelo aluno, partindo das suas experiências, para que o aluno não se sinta distante do conhecimento a ser construído. Essa aproximação dá mais segurança aos alunos e não torna a aprendizagem descontextualizada.

A nossa proposta pedagógica atende as exigências previstas na LDB, conforme abaixo:

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.(Art. 29)
A educação infantil será oferecida em:
I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II – pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.(Art. 30)
Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.(Art .31)
O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.(Art .32)

Aqui na Bambalalão, além de cuidar e assistir a criança, cumprimos com a parte pedagógica, conforme prescreve a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nº 9394, de 23/12/1996:

Seção II
Da Educação Infantil

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art.30. A educação infantil será oferecida em:
I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II – pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.

Art.31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.